Músico, cantor e compositor cabo-verdiano, nascido na Cidade da Praia em Santiago, Dany Silva vive em Portugal desde os anos 60. É um dos pioneiros da chamada música lusófona. As suas músicas fazem parte do nosso imaginário colectivo, e a sua influência alarga-se à nova geração de músicos.
Em 1978 grava o seu primeiro single, “Feel Good”. Em 1981, Dany edita o seu primeiro single em português, o colorido “Branco Velho, Tinto e Jeropiga”. Segue-se outro single, “Já Estou Farto” e o máxi “Crioula de S. Bento”.
O seu primeiro álbum, “Lua Vagabunda”, data de 1986 e inclui temas como “Banhada” e “Lua ‘Nha Testemunha”. Em de 1991 chega o segundo LP, “Sodadi Funaná”, que nos trouxe temas como “Bernardo”, “Caminho de S.Tomé” e “Mamã África”. E, em 1994, é lançado “Crioulas de S. Bento - As melhores de Dany Silva”.
Já em 2007 Dany decidiu voltar aos estúdios de gravação, numa parceria com Barry Marshall, a partir da qual nasceram dois álbuns gravados entre os Estados Unidos da América e Portugal.
O primeiro desses dois álbuns, “Caminho Longi”, lançado a 23 de Julho de 2008, trouxe-nos 10 temas inéditos de raiz cabo-verdiana.
O segundo álbum, chega em 2018, bem a tempo de celebrar 40 anos de uma carreira ímpar: chama-se “Canções da Minha Vida” e é uma colectânea dos maiores êxitos da sua carreira aos quais acrescentou ainda uma série de” canções que não compus e que não gravei, mas... gostaria de o ter feito”. E vai daí…gravou mesmo.
A apresentação de “Canções da Minha Vida” é feita no ano seguinte, a 8 de Junho de 2019, num lotado Tivoli BBVA, e contado com a participação de convidados especiais como Nancy Vieira, Luís Represas, Katia Guerreiro e Rui Veloso.